sábado, 21 de fevereiro de 2009

Marley e Eu (Marley & Me, 2008)

Por Bruno Pongas

Há muitos filmes no mercado que abordam o tema 'cachorro'; a maioria deles, infelizmente, não têm grande qualidade. Em pauta estão sempre os mesmos temas: lealdade, amizade, companheirismo - de fato, deve ser difícil fugir disso quando se trata dos nossos queridos animaizinhos de estimação.
"Marley e Eu" era um filme muito esperado; o livro homônimo de John Grogan foi sucesso no mundo todo, o que gerou muitas expectativas em torno da versão cinematográfica. Quem esperou ansiosamente para assistir Marley aprontando das suas nas telonas não se decepcionou; o mesmo vale para os que cairam de pára-quedas na sessão apenas porque adoram cachorros - caso desse que vos fala. O filme é ótimo, bonito e emocionante.
Encabeçando a trama temos o comediante Owen Wilson e a bela Jennifer Aniston. O desempenho de ambos é bom, embora seja apenas comum. Wilson, no papel de John Grogan, parece o mesmo de todos os seus outros filmes; é bem verdade que isso poderia ser um empecilho, mas achei que o jeito divertido de Wilson caiu muitíssimo bem no papel. Elogio que também cabe para Jennifer Aniston, que atua muito bem fazendo uma pessoa que é totalmente diferente da Rachel - personagem que projetou a atriz no seriado televisivo "Friends".
Com muita simplicidade, o diretor David Frankel (O Diabo Veste Prada, 2006) consegue produzir um ótimo filme. Tanto a história quanto o roteiro são simples e aparentemente fáceis de executar - talvez isso ajude bastante no sucesso da trama. Um ponto positivo, ao meu ver, foi o fato de Frankel não usar de formas apelativas para chamar atenção do público. Tudo acontece de forma natural e cativante, o que torna "Marley e Eu" absolutamente real e ainda mais divertido.
Quem nunca teve um animal de estimação? Seja ele cachorro, gato, peixe; é impossível não se emocionar e se encantar. Tudo bem que por muitas vezes eles se tornam verdadeiros diabos, atrapalham quando não devem, comem nossas meias, destróem os jardins e tudo o que tiver na frente - mesmo quando ainda possuem uma infinidade de brinquedos e ossinhos à disposição. Mesmo assim nós os amamos, e isso David Frankel consegue retratar com perfeição, o que torna "Marley e Eu" um grande filme e uma agradável surpresa. Altamente recomendável.
.
Minha Nota: 8.5

Um comentário:

Alyson Santos disse...

Terminei de ler o simpático livro no mês passado. É muito divertido, para alguns emocionante, mas para mim essa parte não me conquistou, mesmo sendo perfeitamente escrito e que nos prende a leitura facilmente.

Adoro a Jennifer Aniston por ser fã do seriado que vejo até hoje, FRIENDS. Enquanto lia o livro, imaginava o casal de atores já naquelas situações e aumentava ainda mais a diversão.

Ainda não conferi o filme, mas espero algo bem modesto e despretensioso (que é o que parece ser) para se curtir.

Abraços Rapá!